Sushi ocidental x sushi tradicional

Provavelmente você já deve ter visto vídeos na internet onde pessoas japonesas visitavam restaurantes orientais brasileiros e tinham as mais diversas reações ao experimentar os pratos.

Muitas pessoas questionam se a culinária oriental preparada no Brasil merece algum crédito, mas acreditamos que é uma questão de ponto de vista e entendimento!

É impossível que duas culturas entrem em contato sem que sejam minimamente alteradas no processo! Com a culinária, o mesmo acontece e a cozinha oriental feita no ocidente, acaba sendo bem diferente de sua origem oriental.

Também é um fato que o sabor, textura e estética dos alimentos mudam de acordo com as condições culturais e ambientais de cada localidade. Absolutamente tudo é uma influência!

Um clima tropical, caloroso e repleto de energia só poderia gerar uma culinária com essas mesmas características! Os sabores brasileiros costumam ser fortes e as mesas bem coloridas, e isso explica por que gostamos tanto de misturar sabores ocidentais no sushi, como o cream cheese ou frutas tropicais.

Já em terras orientais, os pesos culturais e externos são muito diferentes! O clima frio e a pouca abundância de recursos alimentícios tornou a culinária japonesa extremamente econômica, fazendo com que menores quantidades de alimento pudessem fornecer nutrientes e alimentar tanto quanto as grandes refeições de outros povos.

Por se situar numa ilha, o povo nipônico criou uma vasta gama de sabores derivados de frutos do mar! Por isso, você irá encontrar desde polvos até crustáceos, moluscos e peixes de muitos tipos em suas mesas, além de algas e outros presentes do oceano!

Como uma cultura que sobrevive à escassez através da disciplina e organização, a culinária japonesa é extremamente simbólica! Tudo em suas mesas tem significados. Desde as cores dos alimentos até sua disposição nos pratos e o modo de degustá-los. Em decorrência do clima e preferências culturais do povo japonês, seus sabores raramente são muito fortes, sendo sempre moderados e bem demarcados.

Aqui na Niguiri San, nos esforçamos em trazer os verdadeiros significados dessa maravilhosa cultura! Você está mais que convidado pra fazer parte dessa sabedoria.

Gostou do nosso artigo? Temos muitos outros aqui na Niguiri San. Antes de ir, não se esqueça de nos seguir pelo Facebook e Instagram!

Compartilhar:
error: