O bentô: as marmitinhas japonesas

O bentô, mais conhecido no Japão como obentō, é uma tradição do país. Apesar de serem muito facilmente encontrados nos mais diferentes estabelecimentos, o preparo de um bentô atraente e delicioso é considerado uma habilidade essencial para as donas de casa japonesas.

Sua origem é bastante antiga, ainda que polêmica. Há quem diga que a sua primeira versão é da Era Azuchi Momoyama, de 1573 à 1598. Nessa época, os senhores feudais e as famílias poderosas tinham o chamado obentô bako, uma caixa para o bentô, que era levada à apreciação das flores de cerejeira na primavera ou das folhas das árvores no outono, quando o seu conteúdo era consumido.

Outra origem possível existe desde a Era Kofun, do século IV depois de Cristo, quando viajantes e agricultores levavam consigo um alimento portátil que recebia o nome de hoshii. A refeição era um arroz cozido e posto ao sol para secar embrulhado em folhas que possuíam poder desinfetante, juntamente com alguns frutos e peixes secos.

Seja qual for a origem, a tradição alcançou as mais diferentes classes sociais. Hoje, é um costume muito comum entre os japoneses e cada bentô é sempre muito bem preparado. Alguns até seguem receitas e apresentações antigas como forma de honrar a história da marmitinha japonesa.

Uma de suas formas mais bonitas e chamativas, no entanto, são as feitas para as crianças. As mães japonesas, no esforço de convencer os pequenos a se alimentarem bem e viverem uma vida saudável, costumam preparar bentôs que se assemelham a personagens de desenhos animados, brinquedos e animais.

Os bentos são realmente uma tradição linda e deliciosa. Veja alguns exemplos incríveis abaixo!

Os bentos mais tradicionais vêm com arroz separado, mas vai me dizer que você não ficaria feliz em ver uma bela marmita como essa no almoço?

Esse aqui, além de muito bem apresentado, é perfeito para o paladar brasileiro que não resiste a uma carne vermelha!

Que criança resistiria a um lanche saudável quando ele tem uma carinha dessas?

Se você gostou de conhecer os lindos bentôs, não deixe de continuar acompanhando nossos artigos, além das postagens no Facebook e Instagram, estamos sempre trazendo assuntos novos sobre a comida e a cultura do Japão.

Compartilhar:
error: