Cuidados essenciais para sushiman’s de primeira viagem

Com o boom dos programas de culinária e a propagação quase incendiária de novas páginas de receitas na internet, a gastronomia alcançou um patamar diferente no gosto popular e cada vez mais pessoas passam de servidos para ser aqueles que servem. Seja em reuniões de amigos ou para a própria degustação, o importante é exibir os dotes culinários!

Esse fenômeno recente, também produziu uma multidão de estudantes na área da gastronomia, entrando precipitadamente em faculdades por descobrir a vocação ao assistir um episódio de programas onde diversos cozinheiros disputam a atenção de chefs renomados.

Infelizmente, o número de desistências também é alto para vários desses novos profissionais, pois percebem uma realidade muito discrepante: Trabalhar numa cozinha, comandá-la e gerenciar cada processo é uma experiência muito diferente de apenas preparar bons pratos e contar com os sorrisos dos clientes ao final.

Com a culinária japonesa, que evoca a perfeição e a disciplina na essência, essas verdades ficam ainda mais evidentes! Um bom sushiman deve antes de tudo compreender que se o paladar é bom, mas o ambiente e o atendimento deixam a desejar, todo o trabalho será desvalorizado, pois a culinária japonesa é antes de tudo, uma experiência altamente sensorial e simbólica além de saborosa!

Antes de tornar-se um sushiman, aprenda um pouco sobre o funcionamento de uma cozinha de trabalho, as funções existentes e como manter tudo coordenado. Além disso, você também deve aprender a lidar com o público e ter noções no mínimo médias de estética para que o seu cliente tenha a completa experiência da culinária japonesa! Por mais que apenas aprender a arte do Washoku (culinária japonesa) e sair preparando pratos sem conhecimento profundo seja tentadora, insistimos para os que desejam tornar-se profissionais da área ou até mesmo empresários: conheça, experimente e reproduza a essência daquilo que você prepara! A culinária japonesa é uma disciplina de paciência e atenção aos detalhes, essas são as duas características fundamentais para qualquer mestre na preparação de sushi!

Gostou do nosso artigo? Temos muitos outros aqui na Niguiri San. Antes de ir, não se esqueça de nos seguir pelo Facebook e Instagram!

Compartilhar:
error: