A origem do arroz

O Brasil e o Japão são países muito distantes um do outro e, por isso possuem culturas diferentes que refletem os quilômetros que os separam. Mesmo assim, existem alguns aspectos que nos unem e o amor pelo arroz é um deles. Tanto aqui, quanto lá, o grão faz parte do dia-a-dia da maior parte da população, então que tal conhecer um pouco mais sobre a sua história?

O arroz é um alimento que foi descoberto há muito tempo, o seu cultivo é tão antigo quanto a própria civilização e data de cerca de 7000 anos atrás. Acredita-se que ele venha da Ásia Sul-Oriental, região que inclui a Índia, a China e a Indochina.

De lá, o arroz viajou até o Japão em algum momento entre a Era Jomon, há mais de 3 mil anos, e a Era Yayoi, que vai de 300 anos antes de Cristo até 300 anos depois. A sua introdução mudou completamente o modo de vida do japonês, que só deixou de ser nômade a partir do plantio do grão.

A região nipônica possui as condições climáticas ideais para o cultivo do arroz e, a cada ano, a colheita crescia. O alimento se tornou tão importante para os japoneses que, por muito tempo, serviu como pagamento de impostos e era oferecido aos famosos samurais pelo seu serviço. Inclusive, até hoje é realizado o Niinamesai, uma cerimônia em agradecimento pela boa colheita do grão no Palácio Imperial.

No Brasil, o arroz só chegou no começo do século XVI. Por sua vez, o cultivo foi bem mais tarde, quando teve início a colonização da Capitania de São Vicente em 1530. No ano de 1808, o arroz já havia caído no gosto do brasileiro que, até então, tinha como principais fontes de carboidrato o angu e a batata doce, que são deliciosos, mas não tomam o lugarzinho especial que guardamos para o arroz.

Apesar da grande diferença nos períodos de introdução da cultura de arroz nos dois países, tanto o Japão, quanto o Brasil são apaixonados por esse grão delicioso. Não é por menos que a culinária japonesa tem tantos pratos com esse ingrediente. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre estes pratos, não deixe de acompanhar nossos artigos, Facebook e Instagram! Nós estamos sempre produzindo textos sobre a comida, a cultura e tudo o que envolve o Japão.

Compartilhar:
error: