A estética da culinária japonesa

Quando pensamos na histórica culinária nipônica, sempre temos em mente a mesma organização impecável que vemos nos aspectos de sua cultura! E de fato, não é diferente com seus belos pratos.

Um exemplo claro, é o modo como os pratos japoneses representam as estações do ano através dos ingredientes e da decoração dos pratos. Alguns tipos de peixes, verduras e legumes são direcionados apenas para determinadas épocas! Sardinha e abóbora são mais para o outono enquanto enguia, lula e milho são alimentos considerados “de verão”.

Para entender os princípios estéticos japoneses, é preciso lembrar-se de seus nove pilares e através deles, finalmente compreender porque a culinária nipônica é tão singular! Os nove princípios:

1 – Wabi Sabi: Imperfeição
2 – Miyabi: Elegância
3 – Shibui – Sutileza
4 – Iki: Originalidade
5 – Jo há kyo: “Comece devagar, acelere e pare.”
6 – Yugen: Mistério
7 – Geido: Disciplina e ética
8 – Ensou: Vazio
9 – Kawaii: Bonito

Estes nove princípios não regem apenas a culinária mas a cultura japonesa como um todo! Para entendê-la é necessário refletir sobre cada um deles. Com toda a certeza, nossas vidas também serão enriquecidas por esse conhecimento!

Gostou do nosso artigo? Temos muitos outros aqui na Niguiri San. Mas antes de ir, não se esqueça de nos seguir pelo Facebook e Instagram!

Compartilhar:
error: